André Pacheco na Tertúlia BD de Lisboa

Natural de Beja, André Pacheco reside em Vila Nova de Santo André, onde cresceu e estudou.
Trabalha na área do desenho técnico mas desde cedo o fascínio pelo cinema de animação e pela banda desenhada o levaram a interessar-se pela obra de vários autores. Na génese desse interesse pelo desenho esteve o seu pai, ligado desde sempre à área artística.

André Pacheco explora o carvão e várias técnicas mistas, incluindo pastel e aguarela, como ferramenta expressiva e forma de materialização de experiências ficcionais.

Fascina-o o quotidiano, as deambulações das almas, a insanidade e a relatividade da existência.
A sua primeira participação como autor de banda desenhada surgiu a convite da Escola Secundária Padre António Macedo, no âmbito das celebrações do 25 de Abril. Seguiu-se uma colaboração com a Associação Intervir, com ilustrações para um conto infantil sobre a discriminação social. Também deu workshops de banda desenhada a alunos dos 2º e 3º ciclos do Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Mil Fontes, no âmbito das aulas de Educação Visual.

Actualmente colabora com as suas bandas desenhadas e ilustrações para a revista Cena’s, do AJAGATO- Grupo Amador de Teatro de Santo André e para o fanzine Purga de Heitor Joshua. Entre os vários trabalhos que já realizou destaca-se a arte gráfica do EP da Banda Artic Fire.

Expôs no Centro Cultural Emmerico Nunes, em Sines, na Sociedade Harmonia Eborense, no O2 CAFÉ, em Vila Nova de Santo André e no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – no âmbito de um concurso de banda desenhada promovido pela organização.

Este ano ganhou o Prémio Geraldes Lino 2015, atribuído pela Bedeteca de Beja. Tem também patente uma exposição no XI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

375-2---blogs
André Pacheco é o convidado especial da 371ª Tertúlia BD de Lisboa, a qual se realiza amanhã, dia 01 de Setembro, a partir das 20 horas na Casa do Alentejo, Rua Portas de Santo Antão nº 58, em Lisboa.

Written By
More from aCalopsia

Curso de BD no Museu Bordalo

Formação por Penim Loureiro e Susana Resende de  11 Nov. 2017 a...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *